Cidades da microrregião adotam e promovem campanha “Faça Bonito” 4f4y3l

iniciativa aborda o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes 3zcl

Cidades da microrregião adotam e promovem campanha “Faça Bonito”
Divulgação/PMV

Entre os dias 12 a 18 de maio, as cidades da microrregião promoveram ações de conscientização que fazem parte da campanha nacional “Faça Bonito”, iniciativa sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Viçosa, Guiricema, Canaã e Ervália adotaram a campanha e mobilizaram diversos órgãos competentes na luta que visa a ampliação do conhecimento da população sobre o tema.

Em Viçosa, as secretarias de educação, saúde e assistência social se uniram à Polícia Militar para integrar uma programação no último sábado, dia 17 de maio. Ela teve início às 9 horas, com concentração na praça Doutor Cristovam Lopes de Carvalho e seguiu com eata nas ruas centrais da cidade, com distribuição de panfletos e mensagens educativas. Os participantes foram até a praça Silviano Brandão, local onde também foram realizadas apresentações culturais de alunos da rede municipal e atividades recreativas. 

Já nas demais cidades, houve mobilização e ações educativas em diversas regiões e eventos, como foi o caso da campanha realizada no Campeonato Regional de Canaã; das visitas às escolas municipais para tratar sobre o tema, em Ervália; e de uma programação recheada em Guiricema, iniciada em 16 de maio e que seguirá até o dia 29. As atividades incluem o Fórum Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, jornadas de teatro de fantoches nas escolas, palestra com psicóloga especializada, caminhada em prol da causa, encontro de psicólogos na Câmara Municipal e encerramento com palestra da delegada regional.

Campanha “Faça Bonito” 694e1l

A campanha “Faça Bonito” nasceu alusiva ao dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Anualmente, municípios e estados podem aderir à iniciativa e mobilizar massivamente ações com o objetivo de enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes. 

A campanha é realizada em todo o Brasil pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede EAT Brasil, em parceria com as Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Os conselhos municipais, bem como órgãos da gestão estadual e municipal podem adotar a campanha de forma descentralizada todo ano.