Festa de Santa Rita encerra neste sábado com show da banda Rosa de Saron j105p

O último dia também terá missas em horários das 7 e 19 horas, celebradas com liturgia própria em memória da canonização da padroeira p3i5i

Festa de Santa Rita encerra neste sábado com show da banda Rosa de Saron
Ronaldo Scanavini/Folha da Mata

A Festa de Santa Rita, que iniciou no dia 14 de maio, tem o encerramento da programação neste sábado, 24, com o show da banda Rosa de Saron, um dos maiores nomes da música cristã no país. A apresentação será realizada às 20 horas, na praça Silviano Brandão.

Na última quinta-feira, 22, data em que se comemora o dia da padroeira, milhares de fiéis se reuniram para acompanhar a tradicional procissão de Santa Rita, que teve participação especial do Tiro de Guerra e do Moto Terço dos Homens. Antes da procissão, também foram realizadas três missas em horários diferentes, e, após a procissão, houve uma Missa Campal Festiva. O público ainda pôde desfrutar do show do Grupo Samba Choro.

Já nesta sexta-feira, 23, celebra-se o aniversário da Dedicação do Santuário, com missas às 15 e 19 horas, ambas com liturgia própria da Dedicação, ocorrida em 23 de maio de 1961. Também está prevista uma atividade especial de poesia e trovas, às 17 horas, na Praça dos Trovadores (hotel alfa), e um show do Grupo Sobrenatural na praça Silviano Brandão .

O último dia da festa, 24, também terá missas em horários das 7 e 19 horas, celebradas com liturgia própria em memória da canonização de Santa Rita de Cássia, ocorrida em 24 de maio de 1900.

74 ANOS  6g2n42

Há 74 anos foi lançada a pedra fundamental do Santuário de Santa Rita de Cássia, na Praça Silviano Brandão, uma obra edificada com recursos do povo católico viçosense, tão fiel à sua padroeira. Dos mais simples aos mais abonados, todos contribuíram — inclusive os presos da cadeia pública (atualmente, Escola Municipal Ministro Edmundo Lins), que ofereceram mão de obra gratuita para a construção do templo. 

Alguns nomes foram registrados na pedra fundamental, instalada na base da torre, com uma inscrição em latim, assim traduzida pelo Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho e pelo Monsenhor Vicente Diláscio:

“No dia 9 de maio do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1951, sendo Sumo Pontífice Pio XII, Arcebispo de Mariana Helvécio Gomes de Oliveira, Pároco Modesto Paiva, para edificar esta lápide, projetada por Otávio de G. Freire e feita por Vicente da Paixão, sob a direção de Mário das Neves Machado, com seu cooperador José Marcondes Borges, os cidadãos viçosenses, com ardor, ofereceram os recursos favorecendo Santa Rita.”