Sancionadas revisões salariais para servidores estaduais 6f6a6x

2gq4z

Sancionadas revisões salariais para servidores estaduais
Elizabete Guimarães/ALMG

O governador Romeu Zema (Novo) sancionou, na última segunda-feira, 10, diversas leis que revisam os salários dos servidores estaduais de diversos órgãos de Minas Gerais. A lei com a maior recomposição, inclusive, é para o Tribunal de Contas (TCEMG), com um valor de 16,02%, seguido da Assembleia Legislativa (ALMG) e Defensoria Pública, ambos com 4,55%, enquanto o Tribunal de Justiça (TJMG) e o Ministério Público (MPMG), tiveram revisão de 3,69% cada.

Todas as propostas, de autoria dos chefes de cada um desses órgãos e Poderes, foram aprovadas em definitivo pelo Parlamento mineiro em abril. Diferente dos reajustes, a revisão é realizada anualmente e tem o objetivo de recompor a perda do salário devido à inflação, garantindo o mesmo poder de compra ao longo do tempo. 

No caso de parte destas medidas, as áreas impactadas não foram as remunerações básicas, mas gratificações e multiplicadores de adicionais. Enquanto que para o TCEMG, os textos impactam os salários de comissionados, além de gratificações, e a ALMG trata do valor do índice básico para o cálculo de vencimentos básicos da secretaria, isto é, fica reajustado o salário inicial dos servidores que fazem parte da Secretaria da Assembleia Legislativa.